I installed Code:: Block on Ubuntu 9.10 and when I try to compile some standard design Code:: Blocks OpenGL happens this error:
"lglut" still giving the same error.
#include <GL/glut.h>
#include <stdlib.h>
float vx = 1.0f;
float vy = 0.0f;
float vz = 0.0f;
float angulo = 0.0f;
// Prototipos das funções que serão chamadas pela Glut ( Callback )
void display(void);
void key(unsigned char key, int x, int y);
void idle(void);
void resize(int width, int height);
// Main padrão, o programa inicia aqui
int main(int argc, char *argv[])
{
glutInit(&argc, argv);
glutInitWindowSize(640,480);
glutInitWindowPosition(10,10);
glutInitDisplayMode(GLUT_RGB | GLUT_DOUBLE | GLUT_DEPTH);
glutCreateWindow("Programa Base");
// callbacks
glutReshapeFunc(resize);
glutDisplayFunc(display);
glutKeyboardFunc(key);
glutIdleFunc(idle);
glClearColor(0.5,0.7,0.2,0);
glutMainLoop();
return EXIT_SUCCESS;
}
// Função que é chamada quando a janela é redimencionada
void resize(int width, int height)
{
const float ar = (float) width / (float) height;
glViewport(0, 0, width, height);
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
glLoadIdentity();
glFrustum(-ar, ar, -1.0, 1.0, 2.0, 100.0);
glLoadIdentity();
}
// Função que é chamada quando for preciso mostrar ou atualizar a tela
void display(void)
{
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT | GL_DEPTH_BUFFER_BIT);
glLoadIdentity();
glRotatef (angulo, vx, vy, vz);
// Iniciando nosso triangulo
glBegin(GL_TRIANGLES);
glColor3d(255,0,0);
glVertex3f( 0.0f, 0.3f, 0.0f); // Vermelho
glColor3d(0,255,0);
glVertex3f(-0.3f,-0.3f, 0.0f); // Verde
glColor3d(0,0,255);
glVertex3f( 0.3f,-0.3f, 0.0f); // Azul
glEnd();
angulo += 0.50f;
if (angulo > 360.0f) angulo = 0.0f;
glutSwapBuffers();
}
// Função que é chamada quando uma tecla é apertada
void key(unsigned char key, int x, int y)
{
switch (key)
{
case 27 : // Caso aperte ESC sai do programa
{
exit(0);
break;
}
case 'x': // Caso aperte x rotaciona no eixo x
{
vx = 1.0f;
vy = 0.0f;
vz = 0.0f;
break;
}
case 'y': // Caso aperte y rotaciona no eixo y
{
vx = 0.0f;
vy = 1.0f;
vz = 0.0f;
break;
}
case 'z': // Caso aperte z rotaciona no eixo z
{
vx = 0.0f;
vy = 0.0f;
vz = 1.0f;
break;
}
}
glutPostRedisplay();
}
// Função que executa rotinas padrões da Glut
void idle(void)
{
glutPostRedisplay();
}
Thanks for your attention.